terça-feira, 6 de abril de 2010

Praça XV de Novembro

Quem mora na Grande Florianópolis, acaba indo com uma certa frequência ao centro da Capital. Passamos por debaixo da figueira, no meio da Praça XV, mas nem percebemos sua beleza. Já os turista, eles admiram a nossa árvore e batem fotos.
E nós? Nem sabemos um pouco da história na Nossa Praça.

"A Praça XV de Novembro é o principal ponto de convergência da cidade. Destaca-se por seus valores arquitetônicos, culturais e comportamentais.

Esse logradouro existe com notável relevo desde a fundação de Florianópolis, época em que a ilha nem sequer se denominava Desterro.

Tudo começou por intermédio do fundador, Francisco Dias Velho, que, no ponto mais elevado local, estabeleceu sua moradia e, ao lado desta, ergueu sua então denominada "casa de reza" (hoje Catedral).

Somados a seus valores interiores, nesse ponto principal do centro urbano se vêem, além de uma bela e centenária figueira, inúmeros monumentos e hermas que reverenciam acontecimentos e vultos da história catarinense e brasileira. A Praça XV mostra, em seu derredor, construções históricas que não raro serviram para sediar governos que delas ditavam leis às gentes ilhoa e barriga-verde. "



Visualizar A Nossa Praça em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário